trânsito

Estudo vai testar ônibus no sentido oposto na Rua do Acampamento

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Um teste vai causar mudança no trânsito do centro de Santa Maria nesta terça-feira. A iniciativa faz parte da elaboração do processo licitatório para o transporte coletivo. A partir das 15h até próximo de 16h, o fluxo de veículos será interrompido no cruzamento da Rua Venâncio Aires e Avenida Rio Branco. Ainda pela tarde, a Venâncio também poderá ser bloqueada entre a Rio Branco e André Marques.

Justiça nega pedido de vereadores para suspender multas de controladores

A interrupção não será contínua durante uma hora. O fluxo de veículos vai ser liberado aos poucos. Agentes de trânsito irão acompanhar a intervenção. O estudo tem o objetivo de pensar formas de diminuir o custo de operação do transporte coletivo, reduzindo a quilometragem percorrida pelos ônibus. 

- É apenas um teste, não quer dizer que vai ser assim. Tudo vai ser testado. Se é seguro, se a rua comporta veículos menores e ônibus, ou apenas ônibus. Também vamos testar se os ônibus passam pelo túnel. Essa proposta foi apresentada no Plano Diretor, e temos que testar para ver se é viável tecnicamente. Todo aquele percurso que o ônibus faz no entorno seria abreviado pela Acampamento, reduzindo tempo de viagem, o conforto ao usuário e os custos do transporte - disse o secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi ao programa F5 da Rádio CDN na manhã desta segunda-feira.  

Divulgado resultado definitivo do edital 'Arte no Perau'

PROPOSTA
A ideia é testar um roteiro no qual o ônibus seguirá pela Rua Astrogildo de Azevedo e dobrar na Rua do Acampamento até viaduto Evandro Behr. Em seguida, o veículo ingressa na Avenida Rio Branco, na contramão do fluxo de trânsito permitido atualmente. O trecho da Rua do Acampamento, pelo qual ônibus se movimentará na contramão, estará sinalizado com cones. Uma vez na Venâncio Aires, o veículo dobrará à direita e, após, à esquerda, para ingressar na Avenida Rio Branco, conforme o fluxo habitual.

Outro teste, em que o ônibus percorre a Acampamento desde a Rua José Bonifácio, também poderá ser feito, mas não há confirmação. A iniciativa faz parte de um estudo elaborado pela empresa Prócidades, de Porto Alegre, contratada para elaborar o termo de referência para a licitação do transporte coletivo.

OUTRO TRECHO
Ainda durante a tarde desta terça-feira, na mesma faixa de horário, a superintendência de Mobilidade Urbana estuda realizar um segundo teste, no qual o ônibus sairá da Rua André Marques, subirá até a Rua Venâncio Aires e seguirá em direção à Avenida Rio Branco, também no fluxo invertido do trânsito. As vias também estarão sinalizadas com cones.

As atividades utilizarão dois ônibus para que seja averiguada a possibilidade de cruzamento entre ambos, em um mesmo espaço, no sentido contrário. É necessário, ver, por exemplo, se a via tem espaço físico para suportar o cruzamento dos dois ônibus um ao lado do outro. As iniciativas ocorrerão somente uma vez em cada um dos trechos.

Em princípio, o estudo da Pró-Cidades não prevê outros testes além desses em Santa Maria. As análises também fazem parte da elaboração do Plano Diretor do Transporte Coletivo. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio Anterior

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio

WhatsApp, Facebook e Instagram voltam após quase 7h sem funcionar Próximo

WhatsApp, Facebook e Instagram voltam após quase 7h sem funcionar

Geral